sábado, 21 de janeiro de 2012

Mobilização Nacional - Minhas Impressões

E a Luísa, coitada, que não sabia de nada, voltou do Canadá!
Essa semana o Brasil parou, todo mundo, menos a Luísa, que está no Canadá, para discutir as aventuras sexuais dos participantes do BBB, eu não estou discutindo o mérito do fato, eu não consigo decidir se acho que foi ou não foi. Aliás a moça disse à polícia que trocou carícias com o acusado.
A história da Luísa que está no Canadá tomou conta das mídias sociais, todo mundo, menos a Luísa que está no Canadá, fez um cometário, uma brincadeira, foi bem espontâneo, engraçado mesmo, afinal todo mundo, menos a Luísa que está no Canadá, inventou alguma brincadeira com isso!
Ao mesmo tempo estava rolando a maior polêmica sobre o comportamento dos participantes do BBB.
Eu estava achando que ninguém mais, além de mim, assistisse BBB, eu estava achando que assistir era coisa de gente pouco esclarecida que gosta de fazer fofoca sobre a vida dos outros, afinal todo mundo, menos a Luísa que está no Canadá,  estava publicando opiniões bem negativas sobre o BBB.
Antigamente, muitas pessoas confundiam a fantasia das novelas com a realidade, até hoje, tem quem chame a  Beatriz Segall de Odette Roitman, quem não sabe quem matou a Odete Roitman? Hoje todo mundo, até a Luísa que estava no Canadá, sabe quem matou a Odete Roitman, mas em 89 muita gente ficou paralisada na frente da televisão à espera do último capítulo de Vale Tudo.
Isso era antigamente, hoje, ninguém mais cai na armadilha da novela, todo mundo já sabe, até a Luísa que voltou do Canadá, que é tudo inventado, mas como é que fica a Rede Globo  que fez fortuna com as novelas? Se o povo não acredita em novela que será dos patrocinadores que enriquecem vendendo sabão em pó para as donas-de-casa no horário nobre?
Eles descobriram um jeito muito mais prático, mais barato e muito mais irresponsável  de mobilizar o Brasil, com o BBB, uma novela sem roteiro,  nem conteúdo, sem astros nem estrelas, apenas desconhecidos a procura de fama e fortuna, disputando um prêmio em dinheiro, no início a própria Globo, em suas propagandas do programa perguntava - O que você faria para ficar com o prêmio de meio milhão de reais? (o pessoal se matava por meio milhão).
Já se viu de tudo no BBB, amor a primeira vista, ódio espontâneo, homofobia, misoginia, masturbação,  sexo sem segurança, sexo com penetração, traição, mentira, muita mulher de bunda  e peito de fora, muita gente se exibindo, aliás é um programa de gente exibida, quem é acanhado nem se inscreve, claro, todo tipo de safadeza, muita gente achou que o BBB ia acabar, mas muita gente é muito tonta mesmo, até parece que ninguém sabe que é só o BBB começar que todo mundo, menos a Luísa que estava no Canadá, corre para comprar o Pay-per-View para ficar 24 horas por dia assistindo ao programa!
Eu achava que ninguém assitia o BBB, pois eu não consigo mais assistir tudo, a única coisa que muda, de verdade é a decoração da cozinha... o resto é sempre a mesma coisa, esse ano o Bial até falou..." essa prova é igual a primeira prova do BBB1!"
Eu continuava a achar que ninguém mais assistia, até que domingo começou um ti-ti-ti, "estupro, estupro, estupro", bem à moda dos linchamentos populares, parecido com aquela História da Escola Base, alguém acusa, a massa pune, tanto fizeram que até polícia baixou na emissora, até que expulsaram o moço. Depois a moça falou que estava gostando, mas o moço já tinha ido embora, ai a coisa tomou uma proporção inesperada, afinal ninguém asiste o BBB e por isso mesmo pode dar opinião convicta, todo mundo , menos a Luísa que chegou do Canadá, sabe das coisas.
Foi tanto alvoroço sobre o tal estupro, que a Globo para desvirtuar a conversa, pagou a passagem para a Luísa voltar do Canadá, levou a menina até o Jornal, entrevistou, ela virou uma PopStar.
Enquanto a  Sonia Abrão  ainda falava do estupro, entrevistava especialistas no assunto,  especulava, dava todos os detalhes, no SBT, o Carlos Nascimento diz que todo mundo, menos a Luísa que estava no Canadá, é burro por dar tanta atenção ao suposto estupro, ao caso da Luísa. Muito convincente vindo de alguém que trabalha na emissora de um homem que vive de explorar criancinhas e patrocinar as piores pegadinhas da televisão. Na minha teoria conspiratória, a Globo, está agindo como o Partido no 1984, apagando todos os registros, manipulando a verdade. Assim como nos mandamentos escritos numa parede de celeiro em outro livro do George Orwell, "Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros." , tentando a todo custo se eximir da responsabilidade que lhe cabe como promotora do programa e da precipitaçnao da eliminaçnao do participante, parece que quiseram dar uma grana para ele não se pronunciar, mas ele quer mais, quer limpar seu nome, sua honra.
Estamos todos, até a Luísa que estava no Canadá, vulneráveis as mensagens  de massa, à lavagem cerebral, há quem diga que não, mas a História está repleta de exemplos de vereditos populares precipitados, no filme "A Onda" de 1981, o exemplo é perfeito,  os alunos de uma escola, são todos levados a uma mobilização fanática e cega respondendo aos apelos de um líder carismático.
Não somos mesmo influenciáveis? 

Nenhum comentário: