quinta-feira, 18 de julho de 2013

Eu já vi esse filme antes?

Faz muito tempo que não apareço por aqui, que não me animo a escrever alguma coisa, não que não tenha o que dizer, parece que tudo ficou assim sem sentido, passei a me sentir apena uma voz no meio da multidão, nada que fosse relevante,  nesse momento, não acredito que tenha algo novo a acrescentar, sinto um não sei o que, que me faz vir aqui.
Vivemos no Brasil, nesse mês de Junho uma situação um tanto inusitada, mês de festa de santo, quadrilha nas escolas, esse ano também, Copa das Confederações da FIFA, a proximidade da visita do Papa ao Brasil, tudo indicava que seria um mês de festejos e comemorações, no entanto o caldo entornou, e muita gente está com aquela cara de "ah é?".

Assistindo às transmissões ao vivo pela televisão, tinha a sensação de ter visto isso nas telas do cinema e nas páginas do livro do laureado Saramago.
Dia primeiro de Junho a tarifa do transporte público sofreu um aumento de vinte centavos, para alguns nada, para a maioria um valor que no final do mês faz a diferença.
O Movimento Passe Livre, que vem lutando pela qualidade do transporte convocou uma passeata na Av. Paulista, muita gente foi para a rua, a polícia exagerou, foi violenta, tratou todos como bandidos, dois dias depois convocaram outra manifestação, a polícia, dessa vez, representada pela Tropa de Choque, usou força excessiva contra os manifestantes, me parece que o tiro saiu pela culatra, mexeu com os brios da população, o estudante, o trabalhados, a avó, a madame, o empresário, o motorista a doméstica a professora e o doutor, todos se encontraram na rua!
Milhares de pessoas saíram às ruas, dessa vez, a cidade parou, tinha muita gente na rua e muita gente é um número enorme de pessoas.
O movimento ganhou muitos adeptos, o Brasil foi tomado por uma onda de protestos, protestou-se contra tudo, contra os vinte centavos, contra a falta de médicos, contra a corrupção, em Brasília, no Rio, em Salvador, em Itapetininga, em Campinas, Curitiba, Pelotas, Santa Maria, São José dos Campos, Bauru, Pouso Alegre, Macapá, Aracaju e Campo Grande, o Brasil parou, nunca se viu uma mobilização assim, sem liderança, sem coordenação, apesar das tentativas ninguém conseguiu se fazer de "pai da criança". As palavras de ordem mais gritadas foram o famoso "SEM VIOLÊNCIA", que inicialmente era dirigido à truculência policial, foi usada para os manifestantes que passassem da medida.
Num país tão cheio de injustiças, sempre depois das manifestações a violência se instalou, muita destruição, saques, nesses momentos a polícia desaparecia, as cidades estavam abandonadas à própria sorte, quem eram afinal esses "vândalos" com tanta  energia para destruir?
 O governo se mobilizou, a presidente se pronunciou, o congresso se agitou, mas quase nada mudou.
Quase dois meses se passaram, as promessas foram muitas, mas nada foi feito, as autoridades nem discursos estão fazendo, estão todos muito quietos, o congresso deu uma agilizada, votou meia dúzia de projetos e entrou em recesso, foram todos para as bases ( mesmo que  Paris e Nova Iorque não seja base eleitoral de nenhum deputado brasileiro). Muito se falou sobre a corrupção, mas ninguém perguntou quem são os corruptores, quem são os interessados nessa bandalheira toda?
Greves, paralisações, protestos continuam acontecendo, durante as manifestções de Junho dizia-se que o gigante acordou, mas minha sensação é que ele está muito atrapalhado.

Um comentário:

Luma Rosa disse...

Oi, Paola!
Temos a impressão que nada mudou, mas vamos ver nas urnas o que acontece. Se o povo não está satisfeito com os políticos atuais, acha que mudará alguma coisa?
Em tempo: O 7º BookCrossing Blogueiro está chegando, vem participar com a gente!!